quarta-feira, 15 de outubro de 2008

23, 24 e 25 de Maio - Reunião Nacional da Juventude em Braga

Nos passados dias 23, 24 e 25 de Maio de 2008 teve lugar no Convento de Montariol em Braga, uma Reunião Nacional de Coordenadores da Juventude. A Juventude da Delegação da Figueira da Foz foi representada pela Coordenadora Mariana Morgado.


A reunião teve es seguintes objectivos:
  • Ponto de situação do trabalho das estruturas locais no primeiro trimestre de 2008 (projectos locais e implementação dos projectos nacionais);

  • Apresentação de projectos: Mega Verão Sem Escaldão, Novos tipos de Drogas (parceria com a Cruz Vermelha Italiana, Cruz Vermelha Francesa, Cruz Vermelha Bulgara e Cruz Vermelha Croata), Respeito pela diversidade e não discriminação;

  • Acção de formação específica para o projecto Alimentação Saudável;

  • Definição de acções formativas de verão: Escola de Verão’08 e actividades para os voluntários menores de 17 anos.

No primeiro dia apenas foi feita a recepção e integração dos participantes.

O dia 24 esteve reservado à formação do projecto de Hábitos Alimentares Saudáveis, dada pelo Dr. Miguel Rego, da Direcção Geral de Saúde.

Este projecto tem como objectivos prevenir o aparecimento de doenças e transtornos relacionados com a nutrição; oferecer informação sobre os diferentes aspectos que integram as condutas alimentares; consciencializar os adultos sobre a importância de hábitos alimentares adequados; fomentar a participação em actividades lúdicas, favorecendo a integração e o convívio com os seus pares.

Para que tal seja possível, esta campanha destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos e pretende ser realizada nos espaços educativos, passando a mensagem através de um jogo, o “Jogo da Alimentação Saudável”.


Após o jantar, a Juventude da Delegação de Braga apresentou uma peça de teatro sobre a Cruz Vermelha, salientando a sua origem e o seu papel no quotidiano dos portugueses.

No dia 25 foi definida a data da Escola de Verão, de 2 a 10 de Agosto, a realizar na Escola de Sargentos do Exército (ESE), nas Caldas da Rainha e com o nome “Chão 08”. Esta iniciativa tem vindo a contar com a participação de outras Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha, bem como com o envolvimento de diferentes Instituições: Instituto da Droga e Toxicodependência, Instituto Nacional para a Reabilitação, professores universitários, etc., fazendo deste encontro um espaço formativo de referência para os voluntários jovens da instituição.

O projecto “Copos quem decide és tu” também foi abordado. É destinado a alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos e tem como objectivo sensibilizar os jovens para os problemas relacionados com o consumo de bebidas alcoólicas e pode ser dado pelos voluntários da Juventude mediante uma formação específica e uma idade mínima de 18 anos.

Quanto ao projecto “Novos tipos de Drogas”, tem como objectivo a prevenção e a redução de riscos e danos. Tem uma aplicação no terreno, onde os voluntários irão estar em contacto directo com os consumidores de drogas, em contexto recreativo. Este é um projecto que já está a ser realizado noutras Cruz Vermelha, nomeadamente na Australiana e Italiana. A sua realização por parte dos voluntários da Juventude pressupõe uma formação a longo prazo.

Visto que em 2009 são os 150 anos da Batalha de Solferino, a Juventude de Braga propôs, na reunião, a realização de um Festival Cruz Vermelha, para pessoas dos 8 aos 80, onde se cobrasse a entrada. Após a sua exposição, a Juventude de Braga está aberta a sugestões de locais, datas, etc.

Há semelhança do projecto “Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis”, também foi apresentado outro projecto, mas de nome “Ciclo da Água”. Também destinado a crianças dos 8 aos 12 anos e a desenvolver nas escolas através de jogos, visa relacionar o ambiente com a saúde.

Esta reunião também teve como objectivo a exposição do trabalho feito pelo elemento do Gabinete Nacional da Juventude Andreia Padre, que passou a fazer parte do Comité Facilitador de Comunicação (European Cooperation Meeting, ECC) e pela Coordenadora da Juventude das Caldas da Rainha, que esteve num encontro internacional com o intuito de receber formação sobre o “Respeito pela Diversidade e Não-discriminação”. O conhecimento adquirido irá ser passado aos restantes voluntários através da abertura de um seminário relacionado com este projecto na Escola de Verão.

Para finalizar este encontro, foi abordada a situação do Regulamento Interno da Juventude. Foram colocadas no ar questões como a necessidade de um Coordenador Regional, as tarefas do Coordenador local e a possível dependência do Regulamento Geral do Voluntariado.

Penso que este encontro foi bastante produtivo, tendo possibilitado troca de ideias e experiências com outras Delegações.

Sem comentários: