domingo, 16 de novembro de 2008

10 de Junho - Acção de Socorismo Infanto-Juvenil no Centro Social da Praia da Leirosa

No passado dia 10 de Junho de 2008, a Juventude da Delegação da Figueira da Foz da Cruz Vermelha Portuguesa esteve presente no Centro Social da Praia da Leirosa com o objectivo de realizar uma formação de Socorrismo Infanto-Juvenil e um Simulacro.


Uma vez que se inscreveram cerca de 60 crianças para participar nas actividades, o grupo dividiu-se em dois.




De manhã foram abrangidas as crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos e à tarde as crianças dos 9 aos 12 anos.



Nestas actividades estiveram envolvidos os voluntários Emanuel Santos, Alexandre Marujo, Alexandre Santos, Maria Santos, Fábio Lé, Mónica Curado, Ruben Rosa, Mariana Morgado, Romeu Ribeiro, Eduardo Graça, Inês Dias, os formadores de Socorrismo Infanto-Juvenil, Socorrista Paula Dias e Técnico de Socorro Afonso Dias e os Socorristas Bruno Gomes, Alexandra Veneza, e Bruno Gonçalves e a Reanimadora Catarina Silva, que estiveram envolvidos no Simulacro como Tripulantes de Ambulância.



No grupo da manhã foi feita uma abordagem sobre Socorrismo Infantil, onde se sensibilizaram as crianças para a necessidade de saber agir perante casos como obstrução da via aérea, queimadura, hemorragia e inconsciência. Após a exposição teórica foi feita uma demonstração da Posição Lateral de Segurança (PLS).



No grupo da tarde, foi feita igualmente uma exposição teórica mas sobre Socorrismo Juvenil.




Após esta exposição foram realizadas seis bancas práticas onde se abordou: situação de inconsciência, fazendo-se o Exame Primário da Vítima e manobra de PLS; situação de hemorragia utilizando lenços triangulares; limpeza e cobertura de uma ferida; cobertura de queimadura; desobstrução da via aérea e Suporte Básico de Vida.


No final das bancas práticas foi feito um simulacro que teve como intervenientes as crianças mais interessadas.




O cenário escolhido foi o desabamento de um tecto, tendo contado com a colaboração dos voluntários da Unidade de Emergência acima referidos, como tripulantes de duas AMS e dos voluntários da Juventude como vítimas.




Foram simulados situações de queimadura, ferida, hemorragia, choque, inconsciência para colocação em PLS e paragem cárdio-respiratória para instituição de manobras de Suporte Básico de Vida.

Este é um vídeo onde podemos ver fotos representativas deste dia. Espero que gostem ;)


Sem comentários: