segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Participação nas Jornadas Culturais da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho - 13 e 14 de Março

Nos passados dias 13 e 14 de Março de 2008, a Juventude da Delegação da Figueira da Foz da Cruz Vermelha Portuguesa participou nas Jornadas Culturais da Escola Secundária com 3º Ciclo do E. B. Dr. Joaquim de Carvalho.

No primeiro dia desenvolveu as suas actividades numa das salas de aula da escola, mais propriamente na sala 13, tendo da parte da manhã efectuado um Rastreio.

Foram recolhidos valores referentes ao peso, altura, índice de massa corporal (IMC), tensão arterial, glicémia e colesterol (apenas aos professores).

Neste rastreio colaboraram os voluntários: Ruben Rosa, Mariana Morgado, David Angelino, Fábio Lé, Alexandre Marujo, Mónica Conceição, Maria dos Santos e João Pedro Antunes, tendo o apoio do Técnico de Socorro Afonso Dias.

Foram rastreados cerca de 70 alunos e 20 professores.

À tarde foram feitas duas sessões de Formação em Suporte Básico de Vida, onde se demostrou Suporte Básico de Vida no adulto, criança e bebé e se exemplificou a Posição Lateral de Segurança (PLS) num dos voluntários.

Estiveram na sala os voluntários: Mariana Morgado, Sérgio Nunes, Alexandre Marujo, Ruben Rosa, Romeu Ribeiro, Adriana Pereira, David Angelino e João Pedro Antunes, tendo dado a formação o Formador em Socorrismo Infanto-Juvenil Afonso Dias.

Os participantes mostraram-se bastante interessados, tendo colocado questões pertinentes. Todos os alunos tiveram oportunidade e vontade de experimentar o Suporte Básico de Vida, tanto no adulto como no bebé.

Nesta sala foi colocado um expositor com panfletos diversos sobre a Juventude e com canetas para distribuir pelos participantes nas actividades. Na sequência desta acção de divulgação, houve algumas inscrições para o Voluntariado Jovem da Delegação da Figueira da Foz.

No dia seguinte, sexta-feira, dia 14 de Março, realizou-se um Simulacro de Paragem Cárdio-Respiratória durante a prática desportiva, que teve lugar no Pavilhão Gimno-Desportivo da escola, coincidindo com o aquecimento para o Final do Torneio de Futebol Inter-Escolas.

Participaram no simulacro os voluntários: João Pedro Antunes, David Angelino, Alexandre Marujo, Mariana Morgado, Romeu Ribeiro e Ruben Rosa, tendo colaborado o Técnico de Socorro Afonso Dias e a Reanimadora Catarina Silva.

No fim do simulacro, após a chegada da ambulância do hospital, alguns alunos da Escola, que se encontravam no exterior do Pavilhão Gimnodesportivo, mostraram-se bastante preocupados, questionando o estado de saúde do nosso voluntário, o que denota o elevado realismo, com que o simulacro decorreu.










Sem comentários: